domingo, dezembro 30, 2012

A Alemanha e suas velocidades

Quando decidimos passear de carro pela Alemanha claro que a primeira coisa que senti foi empolgação total. Boas pistas e bons carros pra quem gosta de dirigir é um prato cheio. Porem, este sentimento foi sobreposto em 5 minutos por um pavor de não falar uma palavra em alemão e de não saber as placas. Bom.. como ja falei antes, o bicho não era tão feio quanto eu o pintei. Dirigir aqui foi muito mais facil do que eu imaginei. As pistas, em 90% das vezes são verdadeiros tapetes, e com o tempo a gente vai adivinhando o que significam algumas placas e ignorando outras que simplesmente não fazem o menor sentido (como uma que vou postar a foto aqui depois de um monte de gente juntinho com umas setas. O que é? Pra tirar foto com a familia??). As velocidades.. muitas são explicitas.. escritas direitinho na beira da pista. Mas algumas são implicitas, claras pra quem ja conhece o transito alemão. Por exemplo, ao entrar em uma cidade, a velocidade cai automaticamente para 50 ou 30, dependendo do tamanho da pista. Hoje eu ja sei disso, mas no inicio quem me contava era meu super amigo GPS, que me salva da maioria das enrascadas de carro. Ja nas autobahns, a velocidade media costuma ser por volta de 100 a 120. E aqui, 120 é uma velocidade bem tranquila, algo como andar a 70 em uma rodovia brasileira. Agora... fazendo inveja aos marmanjos de plantao.. existem partes das Autobahns (que não são a maioria, mas existem) onde não existe limite de velocidade e, com toda a sinceridade, não faço nem ideia a quantos km/h passam aquelas mercedes e BMWs do meu lado esquerdo. Sei que andando a 120 não ultrapasso ninguem e fico quietinha, numa boa, so vendo os coleguinhas zunirem pelo lado. Claro que depois de tantos dias na estrada, quase me sentindo uma alemoazinha, hoje ja coloquei uma velocidade em que ando tranquila e não empaco ninguem na estrada: 150. Nesta velocidade andei na media da maioria das pessoas sem parecer uma carroça de cavalo atrapalhando o transito. Apesar disso as BMWs e Mercedes continuaram zunindo do meu lado. Elas devem ter velocidade infinita, velocidade da luz, qualquer coisa assim. E também devem ter algum pneu que cola no chao ou algum ima que gruda na pista. Eu, a 150 ja começo a sentir o carro dar sinal de vida (por isso não passo disso, quem me conhece sabe que sou muito conservadora. Não ia arriscar colocar mais so pra correr risco), imagina esse povo a 200/h. O pneu encosta no chão? Bom.. deixa elas pra lá, e eu aqui, tranquilinha no meu Fiesta alugado. Devagar e sempre!

Nenhum comentário: